Gentileza, Gentleman e Jedai

20160705_124153

Meu filho mais velho era pequeno, não mais que três anos, eu o preparava para dormir, e ele do nada disse: “mamãe sua mão está linda” – tinha as unhas pintadas de vermelho.
Eu disse: “obrigada filho, continue assim que tu vais se tornar um gentleman quando crescer”.
E ele respondeu: “não mamãe, vou ser um Jedai quando crescer. – inspirado pelo Luc Skywalker do Star Wars.
Ok filho, seja então um Jedai gentleman”!
Vocês devem estar se perguntando onde quero chegar com essa historinha?
Quero dizer que o mundo precisa de mais gentilezas, gentlemen e Jedais.
Por que? Dias desses no consultório do meu médico, havia pessoas esperando para serem atendidas, as poltronas existentes estavam todas ocupadas por homens adultos e adolescentes.
Tão logo eu cheguei, na sequência mais uma, duas, três mulheres e já éramos quatro e umas delas grávida, com um lindo barrigão em evidencia!. Todas em pé, aguardando para serem atendidas.
Nenhum daqueles homens ou o adolescente, sentados, tiveram a delicadeza de se levantar e oferecer o lugar para nenhuma daquelas mulheres de pé….nem para a grávida.
Inconformada com a situação, pedi gentilmente para que um deles cedesse a poltrona para a mulher grávida. Tomados por um susto, sem saber muito que estava acontecendo, um deles levantou-se! Ufa, pensei comigo, missão cumprida!
Pergunto: Era preciso eu pedir o óbvio? Ou o óbvio não é tão óbvio?
Pergunto novamente: Onde está a gentileza?
Onde estão os Jedais os gentlemen?
Ladies first, ceder lugar para sentar, abrir a porta do carro, puxar a cadeira para sentar, elogiar, deixar as mulheres sempre do lado de dentro, quando andar na calçada, são pequenas gentilezas que estão desaparecendo, fazendo falta mesmo, no nosso cotidiano!
Não é porque as mulheres lutam por direitos iguais, salários iguais, conquistam seus espaços profissionais, cargos de poder, cargos de comando que as gentilezas tornam-se desnecessárias. Gentilezas são sempre necessárias! Ahhh com elas nossas vidas ficariam tão mais leves!
Então fica a dica: mais gentilezas, por favor!
Ou como meu filho queria, ser um Jedai! Que seja um Jedai, mas nunca esqueça das gentilezas!

Por: Maricilia
Em: 08/07/2016

Vem...leia também

21 comments

  1. Parabéns pelo texto Maricília! Sempre tive essa mesma impressão! Não podemos deixar esses pequenos gestos de gentileza se perderem com o tempo! Bjo grande e parabéns pelo blog!

    1. Oi Karla, tão bom encontrar você aqui! Que bom que você gostou e fico feliz em contribuir na nossa missão de educar os Gentleman….Sempre penso que educo meus filhos para tratar as pessoas como eu gostaria de ser tratada! Bj

  2. Mari: adorei! Nem preciso fiZer o quanto partilho da mesma opinião, vide minha postagem sobre o Vico, dias atrás.
    É isso mesmo, gentileza, cordialidade com as mulheres, com os mais velhos, com os colegas de trabalho, com os colaboradores, enfim…

  3. Que lindo e que emoção é possível sentir neste relato que se desenrola em situações que bos ceram no dia a dia. Fica uma excelente e óbvia reflexão para cada um de nós!

  4. Perfeito! Acho que muitas de nós nos identificamos com essas situações. Com toda a correria cotidiana, analisamos os fatos na medida em que eles acontecem e, como toda mulher guerreira, seguimos em frente tentando resolver a próxima pendência… E acabamos deixando de lado a importância dessa reflexão! Parabéns pela iniciativa!! Amei!! Por mais homens gentis e jedais!!

  5. Querida Mari!

    Perfeito, são de palavras simples e elogios tão puros que nos encantamos….e na correria deste mundo louco, percebemos e nos emocionamos com a fala de um futuro homem, do qual, temos a possibilidade de semearmos o que ainda valorizamos tanto: palavras de elogios sinceros que fazem nosso coração mais feliz!!
    Parabéns pelo blog, e são de experiências e vivências como essa, que podemos transformar nosso mundo!
    Por favor, compartilhem sempre….!!!!!

    1. Tika, minha querida!
      Obrigada pelas tuas palavras. Nossos objetivo é isso mesmo, falar um pouco de tudo, mas falar com nosso coração! Temos a certeza que muitas mulheres e homens (pq não) se verão nas mesmas situações e reflexões! Nos visite sempre, aqui sempre terá uma boa reflexão para aquecer o coração! Beijo!

  6. O episodio do livro no colégio vai ficar para sempre na minha memória e na vontade de criar gentlemen como você! Um beijo para você que com certeza tem Gentleman Jedai em casa!

    1. Ohhh Cintia… estou fazendo minha parte! Acredito que devemos ensina-los a tratar e respeitar o outro como gostaríamos de sermos tratadas! Bjs Maricilia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *