Perdas e Ganhos…

1441037668132

Ultimamente venho refletindo….toda perda leva a um ganho e isso depende do olhar de cada um!

Reflitam comigo!

Sempre que perdi algo, ganhei novas perspectivas de vida, de oportunidades.

A perda, para mim é sempre associada a escolhas!

Que eu fiz…

Que os outros fizeram por mim…

Mas nunca perdi a chance de ganhar com as perdas!

Quando, ainda muito cedo, sai de casa, para morar sozinha, em busca do meu sonho, perdi o aconchego e o conforto da casa dos pais,

Mas ganhei a liberdade, ganhei independência, ganhei amigos e amigas, ganhei experiência, amadureci…

Quando me apaixonei, perdi a possibilidade de novos amores,

Mas ganhei o amor verdadeiro…

Quando, novamente, tive que “abandonar” minha vida já sedimentada,

Ganhei a possibilidade de conhecer novas culturas, língua, lugares, comidas, castelos, monumentos, vinhos, pessoas e novos amigos e amigas…

Quanto tive meu primeiro filho, perdi a liberdade de fazer o que quisesse na hora que bem entendesse…

Ganhei o amor incondicional, o melhor abraço e sorriso da minha vida, a melhor graduação, a melhor massagem (com aquelas mãozinhas minúsculas… aiii que delicia)…

Quando tive meu segundo filho, minha liberdade que já era pouca sumiu,

Mas ganhei 2 amores incondicionais, 2 melhores abraços, 2 melhores sorrisos, 2 melhores massagens…e estou no meio do meu doutorado de mãe…

Quando tive que, algumas vezes, favorecer meu trabalho em detrimento dos meus filhos e família,

Ganhei um “bocadinho” de culpa…é claro (olha ela ai Cintia Almeida), mas também ganhei realização profissional, a sensação do dever cumprido, de fazer bem o que a gente ama fazer…

Quando fui “obrigada” a sair da minha zona de conforto,

Ganhei um mundo de possibilidades que a vida oferece, ganhei a possibilidade de me reinventar, soube quem são meus amigos verdadeiros, fortaleci amizades, ganhei um Blog…

A vida, para mim, é sempre feita de escolha… escolhas associadas a perdas…

Perder para ganhar e olhar para trás sem se arrepender!

Por Maricilia Volpato

Vem...leia também

34 comments

  1. Talvez a gente pudesse entender cada ‘perda’ como um ciclo que se fecha… Algo como uma missão cumprida! O que nós tiramos de lição disso e o quanto amadurecemos para iniciar outro… Colocação perfeita!! Muito bom, como sempre!!!

    1. Jo querida, muito bom saber que estamos na mesma sintonia (sempre né?)! Isso é verdade, vamos amadurecendo e apreendendo com a vida as lições necessárias para tornar a vida leve!

  2. Acabamos de chegar de um passeio na Oscar Freire com os meninos…minha mae e meu irmao. Tomando um delicioso cafe na Kopenhagen e refletindo muito sobre o momento de agora e como a gente ganha…mesmo perdendo o emprego e em um momento dificil….ganhamos o amor da familia…o apoio dos irmaos e dos pais, o sorriso dos meninos….e a ESPERANCA de dias melhores e lembrando que Tudo na vida Passa…..entao vamos escolher ao inves de ficar tristes…agradecer pelo que fizemos ate agora com tanta dedicacao para nossas familias…e agora conseguimos ate olhar a vida e cada momento com outros olhares…e com a CERTEZA que dias melhores virao…

    1. Obrigada Valeria, também te admiro pra caramba! Tem uma frase que eu gosto muito “se você cansar, aprenda a descansar, não a desistir! É por isso que sigo sempre em frente (as vezes doí pra caramba)!

    1. Sempre Pati…e sabe o que é melhor disso tudo? Estaremos sempre apreendendo com tudo na vida…e venha o que vier, já estamos bastante preparados!

    1. Oi Karlota, não é mesmo?! também gostei muito de escrever este post, foi uma síntese de quase tudo que vivi até agora! To be continued…because de life goes on!

  3. Gostei. Seria muito bom se todas as pessoas refletissem sobre suas vidas com um olhar positivo, mesmo nos momentos mais difíceis.
    Um abraço Mari.

  4. Nossa, o que falar desse texto, muito bom, muito bom mesmo. Me identifiquei muito e numa olhada rápida para o passado, sei e sinto que minhas perdas também me troxeram ganhos de experiência de vida, de amadurecimento, de crescimento e muitas outras coisas. Bora viver !

    1. Oi Sandra! Fiquei feliz de te encontrar por aqui! Uma porta se fecha, tantas outras se abre…basta nosso coração estar tranquilo, não é mesmo!

  5. Oi Ale! Tão bom te encontrar aqui! Eu sou meio Alice, sabe, sempre vejo o lado positivo em tudo…tem que ser (acredito eu) só assim aprendemos a dar valor as pequenas “coisas” da vida! Já que tu tens 2 meninos (feito eu) leia também “Gentileza, Gentleman e Jedai” !E todos os nossos post! Esse nosso projeto promete!

  6. Mari que delicia ler isso pq é exatamente um resumo de toda uma vida ou melhor uma parte dela pq tem muito o q vir ainda!!! Nossa vida são feitas de escolhas e como conduziremos isso!! Ótimo texto, parabéns pelo seu trabalho!! Saudades… Bjs

  7. Mari… Só hoje consegui ler esse texto maravilhoso!!

    Ciclos se fecham! Novas oportunidades se abrem!
    Perdas … Doídas… Mas sei que terá muita coisa boa pela frente e vou ganhar muito! Mas já vi em quem posso confiar de verdade… Quem são os amigos!

    Texto que expressa todos os sentimentos pelos quais todos já passamos!!! Afinal, somos seres humanos!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *