20 considerações sobre o uso do WhatsApp

De acordo com o Wikipedia, o WhatsApp Messenger é um aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones. Além de enviar mensagens de texto, os usuários podem enviar imagens, vídeos e documentos em PDF, além de fazer ligações grátis por meio de uma conexão de internet.

images

De acordo com a evolução da comunicação, o WhatsApp Messenger é uma ferramenta que subsitui na forma impressa telegramas, cartas, bilhetes e memorandos. Na parte de telecomunicação chamadas por sistemas de telefonia convencional. Na parte social ele une virtualmente pessoas de locais distintos para bate papos em tempo real através de áudios e mensagens.

A gente se acostumou tanto com ele, que quando tiram ele do ar, chegamos a ter pré crise de abstinência. Esquecemos que ainda existem e-mails, telefones móveis e fixos, SMSs… e vamos logo correndo baixar o Telegram para voltar a respirar, até cair a liminar.Ufa!

O Whatsapp veio realmente facilitar e muito o nosso dia a dia e a comunicação entre as pessoas.

Mas seguem as minhas 20 considerações, e te convido a adicionar as suas considerações nos comentários ao final deste post, vamos aumentar esta lista.

  1. Adoro a facilidade de comunicação que ele te dá, incrível e sem dúvida mudou a vida e todos que sabem usar ou que se esforçam em aprender.
  2. Não preciso que ele fique avisando novas mensagens, sou ansiosa e se não leio na hora quase surto, assim que, como a vida não se resume a ele, notificações OFF.
  3. Como não recebo notificações de mensagens pela ansiedade, passo o dia inteiro checando ele para ver se tem algo urgente, vai entender.
  4. Me mandou um e-mail solicitando algo, não precisa me chamar no WhatsApp avisando que mandou um e-mail, dois trabalhos para uma mesma solicitação, ou um ou outro, escolhe. Vamos otimizar o tempo.
  5. Grupo de WhatsApp não é pacto de sangue, você pode sair quando quiser. Não somos obrigados a estar em uma “mesa” virtual que não nos faz sentido. Vai ficar mi mi mi no grupo sobre a sua saída? Vai, mas você já não vai mais estar lá para ler. Ai está todo o sentido de se estar em grupos de onde não se quer sair, onde não se pactua.
  6. Bom dia, bom dia, bom dia, bom dia… sem mais considerações… sempre vão existir e não me incomodam.
  7. Grupos de família, são deliciosos, a gente curte quando quer, responde quando quer, fica sabendo noticias de quem está longe e ninguém cria encrenca se você anda sumido, só observa ou não participa do grupo.
  8. Grupos de eventos ou festas são um ótimo esquenta.
  9. Grupo de amigas que tem a mesma vibe são terapia em grupo e eu amo.
  10. Cada um tem o direito de falar com quem quiser e montar o grupo com quem quiser conversar.
  11. Mandar mensagem para o grupo ou pessoa errada… quem nunca.
  12. Ficar ali esperando ver se a pessoa já leu e contar quantas pessoas responderam ao seu comentário, muita disponibilidade de tempo. Em casos de urgência sempre haverá o telefone.
  13. Grupos de mães da turma dos filhos são uma super ferramenta de achados e perdidos e dúvidas de tarefa. Mas vale lembrar que assim como os filhos todas são diferentes e não tem as mesmas afinidades e interesses. Há de existir respeito.
  14. Grupos de faculdade, igreja, trabalho, associações, … mesmas considerações do item 13… utilidade geral.
  15. Receber áudios de filhos e sobrinhos é ainda mais gostoso do que ligações. Podemos escutar milhares de vezes novamente.
  16. Por WhatsApp assim como em cartas e e-mails, as pessoas expressam sentimento com mais facilidade. Não encabulam. Falam que se amam.
  17. Tem pessoas que levam ele muito à sério. Estar ou não estar em um grupo ou em contato com uma pessoa através do aplicativo realmente importa, mas isso é assunto para se discutir em terapia, tem solução.
  18. Antes existiam pessoas a quem não conseguia mandar um feliz aniversário por WhatsApp, precisava ligar ouvir a voz e sentir a felicidade dela. O hábito, a dependência e o achar que vai atrapalhar a pessoa ligando… me faz hoje muitas vezes digitar Feliz Aniversário e enviar sem culpa.
  19. Excesso de grupos me dá preguiça.
  20. WhatsApp já é tão fundamental quanto um café fresquinho ao acordar.

Num futuro próximo este post será obsoleto, ele será relíquia guardada junto ao Orkut e às fichas telefônicas, vítimas da tecnologia.

As comunicações terão novos rumos, seremos gratos e escravos de novas ondas.

O comportamento das pessoas será sempre um mistério, e ai então, escreveremos novas considerações sobres novos gadgets and apps, termos que um dia também cairão no esquecimento.

Por Cintia Almeida… que busca sempre compreender o comportamento das pessoas, inclusive aos criado por um App.

 

Vem...leia também

1 comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *