Livros, livrarias e paixões

Ela pode ser linda, com carpete e cheirinho de café no fundo. Pode ser cheias de estantes, aspecto frio e atendentes sorridentes. Pode ser silenciosa ou com crianças gritando seus achados. Pode ser acolhedora, com música no fundo e pessoas sentadas pelos corredores. Pode ser moderna ou antiga. Pode guardar relíquias empoeiradas ou novidades quentinhas.

Só de pensar nelas, sinto quão profunda é minha respiração e quão alegre eu sou quando entro em uma. As livrarias são meu lugar favorito para um passeio. Entro em todas, e este prazer meus filhos herdaram… será que vem no sangue?

IMG_6202

Se tivesse no DNA o arquivo paixões, poderia ser isso! Mas acredito muito em sermos moldados pelos costumes, e agirmos por exemplos, e não vamos discutir psicologia aqui hoje, ponto.

A casa dos meus avós maternos,  tinha uma estante imensa, cheias de livros, inclusive um escrito pelo meu avô que era historiador. Minha avó paterna sempre sentadinha na varanda com um livrinho ou uma bíblia na mão. Minha mãe passava as tardes com seus romances. É, acho que esse bichinho pica mesmo.

IMG_6200
Um mix de bar, café, livraria e sebo! The Globe – Praga
IMG_6201
The Globe, em Praga! Local onde o vírus da paixão pelo combo café e livros se instalou em mim.

A maternidade nos limita muito no que se refere à tempo. E por alguns bons anos fui leitora de livros infantis, com compulsão de compra de livros adultos. Digo compra, pois nunca deixei de frequentar as livrarias, mas ler que é bom foram poucos, muitos só comecei.

IMG_6196
Parte infantil da Livraria da Vila no Pátio Batel! Passeio obrigatório com as crianças.

Agora com os dois em outra fase, devidamente alfabetizados e lendo por conta própria, chegou minha vez!

IMG_6195
Livraria da Vila! Junta livros, cafés e amigos! Programa perfeito.
IMG_6198
Fnac! Ambiente lindo!
IMG_6197
Livrarias Curitiba, atendentes sempre com boas dicas!
download (9)
Saraiva, além das lojas físicas, tem muitas promoções online.

Telefone na cabeceira, TV no desenho infantil e livro na mão! Só ajeitar as almofadas e avisar a criançada que podem ficar “empinhocados” do meu lado, mas lir por favor, abaixem um pouco o som da TV, dos Ipads e das conversas. Sim, aprender a ler com barulho, foi necessário!

IMG_6199
Barnes & Noble rede de livrarias americana com imenso acervo. A melhor parte, passar um dia inteiro sentada nos corredores apreciando os livros, sem ninguém te questionar!

Por Cintia Almeida, que vai ali ajeitar as almofadas e continuar a leitura, pois redescobrir prazeres é muito bom!

E ai? Que livro você está lendo e o que me indica? Preciso alimentar minha compulsão.

 

 

Vem...leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *