VQGE e Viajo Logo Existo, juntinhos!

Nossos entrevistados de hoje do VQGE  são Rachel e Leonardo do VIAJO LOGO EXISTO  que estiveram em Curitiba no último dia 26/03 para uma incrível palestra sobre dar a volta ao mundo de carro!

Dois jovens que tinham vidas estabilizadas e de certa forma seguras. Namorados, que decidem pedir demissão de seus empregos, casar e seguir um sonho: viajar pelo mundo. Sentiram a necessidade de começar um novo ciclo em suas vidas, talvez com menos dinheiro e mais insegurança, porém com mais vida! Pé na estrada! Quase 4 anos de muitas aventuras!!!!

IMG_6408

Rachel Spencer, economista, simplesmente Chel e Leonardo Spencer, administrador, simplesmente Léo…! Largar tudo, cair na estrada e existir!

O resumo de tudo? Ir tão longe para se aproximar de tantas pessoas! Fazer grandes amigos durante a viagem… Mas sabendo e aprendendo a dizer adeus! Desenvolvendo habilidades quando necessário e,  foi muito necessário!  Passando por 5 continentes, 78 países, 130 mil km de carro, 96 mil km de avião, 5 travessias marítimas… 400 dias em casas de pessoas desconhecidas!

IMG_6406

Mexendo todo este caldeirão de oportunidades, com muita paciência e resiliência e sim, descobrindo o  por que pessoas comuns podem fazer coisas extraordinárias…  Porque pessoas comuns são extraordinárias!

E o relacionamento? Afinal, 24 horas por dia, 7 dias na semana, 365 anos juntinhos!!!!!! Segredo? Saber escolher as brigas!  Maravilhoso, não acham???

IMG_6411

A palestra deles é incrível! Se tiverem oportunidade aproveitem!!!

VQGE quis saber um pouquinho mais além da palestra, preparamos algumas perguntas, especialmente para vocês! Um bate papo delicioso com pessoas simplesmente incríveis!

Entre neste universo de muitos kms juntinho com a gente!

  • A ESCOLHA DA DATA PARA INICIAR O PROJETO, COMO FOI E PORQUE 04/05/2013?

RESP LEO: Então, a decisão de ir e assim,  curto prazo, bate muito com a questão, vamos aproveitar, estamos bem, alegres e motivados! Vamos. A data de 04/05/2013? Foi apenas emblemática, tipo 30 dias após a nossa saída do banco! É bem tipo assim, escolhe uma data e vai! Nunca estaremos 100% seguros.

  • SEGURANÇA, TEMA IMPORTANTÍSSIMO PARA UM PROJETO COMO ESTE? E AI, COMO PLANEJAR? COMO FORAM EM PAÍSES CONFLITUOSOS?

RESP LEO & CHEL:  Então, com apenas 2 meses de viagem…fomos roubados! Levaram todos os equipamentos de fotografia! Foi a nossa primeira decepção! Pensamos sinceramente em parar. Porém, recebemos ajuda de uma americana! Tomamos decisão de continuar! E reforçamos a questão de segurança. Tivemos que nos despir do DNA do medo! Situações de riscos estão sempre se reinventando!Recebemos durante o projeto, convites de muitas pessoas desconhecidas para ficarmos em suas casas.  Uma das formas de conhecer mais a pessoa em questão, era  entrar no Facebook para ter mais informações, avaliar e  aceitar o convite assim, destas  pessoas que não conhecíamos!

  • DURANTE O PROJETO, VOCÊS CONSEGUIRAM PATROCÍNIO?

RESP LEO & CHEL: Não temos patrocínio. Mas conseguimos “contrapartidas”, trocas. Parceria com a Comparex – Alemã, vendendo conteúdo e palestras. Com outras empresas da mesma forma.

IMG_6424

  • DURANTE O PROJETO A ROTINA DE MÉDICOS E DENTISTAS, COMO FOI DURANTE ESTES QUASE QUATRO ANOS DE VIAGEM?

RESP LEO & CHEL: Na realidade, aqui no Brasil somos muito malucos por médicos. Mas sim, conseguimos manter a saúde em ordem, principalmente porque mantivemos uma alimentação mais leve e adequada. O psicológico também ajudou e muito. E o fato de estarmos juntos também. Respeitávamos mais a demanda de nosso corpo. Uma febre aqui outra acola, mas tínhamos um ao outro e tudo ficava bem. Teve um fato que consideramos de certa forma inusitado  quando chegamos ao Quênia, a pessoa que nos recepcionou perguntou o que queríamos conhecer/visitar. Pedíamos para ir ao dentista! Somente para checagem e uma boa profilaxia.

  • VACINAS: COMO FOI A PREPARAÇÃO PARA A VIAGEM?

RESP LEO: Sim claro, e necessário e tomamos várias. Existem Médicos de Viagem, onde você informa os países de destino e eles descrevem quais são as vacinas necessárias, etc. Porém, como nosso plano de viagem envolvia um tempo muito extenso, fomos nos atualizando e nos protegendo destino à destino.

IMG_6413

  •  QUAL FOI A COMIDA MAIS EXÓTICA/ESQUISITA QUE PROVARAM? EM QUAL PAÍS/LUGAR?

RESP LEO & CHELGrilo no México (seco e sem muito gosto). Carne de Cavalo na Itália. Carne de Canguru… Comer escorpião? Nem os nativos do lugar comiam, então não tinha porque comer!!!

  • VOCÊS, SÃO UM CASAL, MAS VOCÊ CHEL, COMO MULHER, PASSOU POR ALGUMA SITUAÇÃO DE RISCO OU FOI DE ALGUMA FORMA DESRESPEITADA?

RESP CHEL: Bem, acredito que o que foi primordial foi eu saber respeitar a cultura e costumes  de cada lugar que estávamos. Seguir a regra do país. Não tinha idéia de impor a minha maneira ou modo de pensar, e sim viver e respeitar aquele lugar. Sempre existe um motivo para cada regra ou situação. Mesmo na Índia e Marrocos, lugares mais propensos a problemas, tudo foi perfeitamente ok!

  • ROTINA: FUGIRAM DELA DURANTE O PROJETO?

RESP LEO & CHEL: Muito ao contrário! Para que o projeto acontecesse como aconteceu foi necessário muita rotina. Tínhamos que organizar diariamente os posts para o blog (diário) e depois que passaram a ter 3 ou 4  interações diárias. Verificar camping, posto de combustível, alimentação (o que fazer), próxima cidade… Etc etc. Rotina foi necessário e primordial!

IMG_6415

  • SORTE E PLANEJAMENTO SEMPRE ANDAM JUNTOS? SEMPRE TEM PLANO B?

RESP LEO & CHEL: Não, na realidade, a sorte é consequência de um bom planejamento, e diríamos para tudo! Tem coisas que sim podem sair do planejado, mas será apenas um desvio que se pode controlar. Como um de nossos chefes dizia, se tem sorte, aproveite, mas isto será com certeza o a mais! Tudo se consegue com planejamento.

  • AS REDES SOCIAIS, AUXILIARAM, FORAM PARCEIRAS NESTA JORNADA???

RESP LEO & CHEL: Foram fundamentais no sentido de estarmos conectados e pela disponibilidade de pessoas que conhecemos ao longo de nosso caminho. Também foram importantes quando se tornaram negócio! Nossos seguidores também, visto que em muitos momentos o incentivo a continuar com projeto sempre vinha de muitas maneiras através das redes sociais.  Democrática e passou a ser lucrativa, no que já dissemos lá trás sobre patrocínio. Havia muita troca entre nós e quem nos seguia e na realidade segue até hoje. Acabamos inspirando muitas pessoas a viajarem e realizarem seus sonhos.

IMG_6407

  • COMO EQUILIBRAR O DINHEIRO GASTO NA VIAGEM E SEGUIR O PLANEJAMENTO DE GASTO DIÁRIO?

RESP LEO & CHEL: Quando saímos do Brasil, nosso planejamento era gastar em torno de U$ 100/ dia. Descobrimos que a lei da compensação funcionou muito bem. Chegamos ao final da viagem com a média em U$ 107! Viajar menos por dia é mais barato que fazer trajetos longos!  Mais uma vez a questão planejamento. Você viaja muito, dirige muito durante o dia…chega cansado, sua capacidade de decisão cai muito, vai jantar em restaurante caro…gasta mais do que imaginou! Conclusão: gastou mais do que imaginou! #ficaadica!!!

  • CASAR ANTES DE VIAJAR, FEZ A DIFERENÇA?

RESP LEO & CHEL: Veja bem, já namorávamos há algum tempo. Um dia, chego para minha namorada e a chamo para morar comigo dentro de um carro. Ela aceitou, mas preferimos casar. Na realidade, esta mera formalidade não fazia/fez diferença em nossos sentimentos, mas sim ajudou durante a viagem. Passamos  por países que não permitem pessoas dormirem no mesmo quarto se não forem casados. Acabamos casando em um curto espaço de tempo e participando do programa Chuva de Arroz (GNT).

  • COMO VOCES SE PREPARAVAM LEGALMENTE PARA ENTRAR EM CADA PAÍS? COMO OS VISTOS FORAM SOLICITADOS?

RESP LEO & CHEL: Sempre tiramos os vistos para o próximo país, perto de cada viagem, faziamos a aplicação do visto no país que estávamos.

IMG_6409

  • NA VOLTA AO BRASIL , O QUE FOI MAIS DIFÍCIL NA ADAPTAÇÃO?

RESP CHEL: Complementando, achei que iria parar de viver de “mala”… Mas ainda não parei!!!! Assim, ainda não encontramos a rotina!

 RESP LEO: Adaptar a ter mais conforto é fácil, o difícil foi acostumar a não ter! Porém, ainda não entramos numa rotina. Chegamos há três meses no Brasil (Natal/Ano Novo) e não paramos ainda. Viagem atrás de viagem. Palestras!

  • VOCÊS DOIS JÁ PENSARAM OU PENSAM EM VOLTAR AO MERCADO FINANCEIRO, TRABALHAR EM EMPREGOS COMO ANTES DO PROJETO?

RESP LEO & CHEL: Não, porque hoje na realidade não existe espaço para isto. O projeto passou de pessoal para profissional. Lançamos livros, palestras. Temos outros projetos para iniciar. Hoje este é o nosso trabalho! Quando saímos de nossos empregos no Banco, a transição foi muito importante e eu posso garantir feita no momento certo. Ambos estávamos bem empregados, com energia e de bem internamente. Sabíamos o que queríamos, não estávamos em momentos frágeis ou de incertezas.

IMG_6417

No final da entrevista, fizemos um série de rapidinhas com o Leo e a Chel!!!

Um lugar que vocês voltariam para…

  • …comer?

Léo: Tailândia.

Chel: França.

  • …namorar?

 Léo: Bali.

Chel: Tailândia.

  • …admirar paisagens?

Chel e Léo: Nova Zelândia.

  • … nadar?

Chel: A gente nadou com tubarão baleia no México… México.

Léo: Filipinas, eu não fui lá ainda

  • … curtir?

Léo: Bali.

Chel: Londres, Inglaterra.

  • … respirar cultura?

Chel: Índia!

Léo: França acho, Paris talvez! Pensei em museus

  • … sentar ler e escrever?

 Léo: Em uma bela praia na Austrália, no norte da Austrália, em uma barreira de corais lá.

Chel: Em um café na Áustria ou na Itália! Na Itália tomando um café bem bom!

  • … fotografar?

Léo: Acho que para a Nova Zelândia, novamente.

Chel: Não sei, talvez Nepal! Você não gostaria de fotografar lá novamente? Achei que suas fotos ficaram tão lindas! Eu sou suspeita!

  • … trabalhar?

Léo: Acho que Bangkok na Tailândia, a conectividade é boa, o lugar é bom e a comida é boa.

Chel: Califórnia nos Estados Unidos, acho que é um bom lugar para trabalhar.

  • … se desafiar?

Léo: Para a Índia.

Chel: Para a China.

  • … ficar mais tempo?

Léo: Austrália, a gente ficou pouco.

Chel: Austrália.

  • … criar filhos?

Leo:  Portugal, Austrália ou Nova Zelândia, qualquer um dos 3.

Chel: Portugal.

  • … dançar?

 Leo: Nenhum, não sei dançar!

Chel: A gente não saia muito, a gente não foi em nenhum lugar… mas na Hungria lembro que a gente viu uns casais dançando na beira da calçada! Para Hungria! Budapeste!

  • … fazer amigos?

Léo: Portugal funciona!!!

Chel: África do Sul… bons amigos!

  • …relaxar?

Léo: Acho que na Tailândia! Bali também dá para relaxar bem, em um bom hotel em Bali.

Chel: Eu quero ir para muitas ilhas que não fui, então não vai ser voltar. Eu quero ir para as Ilhas Maldivas, Seychelles, Madagascar, Ilhas Reunião… tem uma lista. 

  • … espiritualizar?

Léo: É, acho que na Indonésia, Bali parece que você entende bem esta questão nas culturas.

Chel: Bali.

  • … morar?

Léo e Chel: É Portugal

Ficaram curiosos para conhecer essa incrível historia? Não deixe de visitar o: http://www.viajologoexisto.com.br

Esperamos que tenham gostado, nos amamos conhecer esse casal lindo e cheio de historias incríveis!

IMG_6415

IMG_6416

IMG_6414

Texto: Patricia Bertão

Fotos: Leonardo Spencer

Vem...leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *