O que vamos ser quando envelhecermos?

A gente vai ser muito FELIZ e se divertir muito! Isso mesmo melhor idade, mesmo que seja carregada de anos, cabelos brancos, pela flácida, uma dor aqui, outra ali, mas aos 60´s, 70´s ou 80´s ainda estaremos pensando em projetos para o futuro!

Tenho certeza que temos que viver aqui e o agora, mas sempre me pego pensando no futuro (embora a aposentadoria ainda seja um projeto distante), por isso já escrevi sobre meu sentimento em relação aos nossos filhos se tornarem adultos e independentes no post  Síndrome do Ninho Vazio!

Perdoe seu passado. Ele que te trouxe até aqui. Faça as pazes com seu presente. É a única coisa que você tem. Ame seu futuro. É o que te faz continuar”

Porque amo meu futuro, que penso nele. A “velhice” chega mais tarde, mas acredito ser necessário pensar nela desde cedo, porque nossa expectativa de vida aumentou.

Umas das ideias que tenho desde sempre e viver em uma grande comunidade de amigos. Isso mesmo, amigos! Porque não quero viver entre desconhecidos e também não quero ser uma carga para meus filhos e dependendo do carinho e da  visita dos  filhos, noras, genros e netos.

Não quero viver da expectativa de ser acolhida e visitada por eles. Quero que eles tenham a liberdade de fazer o que quiserem e quando o fizerem é por amor e prazer não por obrigação.

Vou ficar muito feliz e com certeza cozinharei a comida favorita de cada um, porque acredito comida tem memória afetiva ( leiam A Festa de Babette ), tomaremos vinho, celebraremos a vida, a nossa independência, minha e de meus filhos…nesse momento tão especial.

Enquanto esse momento não chegar, existem várias comunidades que estão se formando ao redor do mundo com o mesmo propósito. Reunir grupo de amigos para viverem todos juntos para serem independente e feliz. Se ainda não assistiram não percam o filme: “E se Vivêssemos Todos Juntos” dá uma ideia da minha ideia.

Tem um projeto na Inglaterra que fiquei fascinada o OWCH – Older Womens Co- Housing. Entre lá www.owch.org.uk e se encante também!

OWCH é um grupo de mulheres acima dos cinquenta anos, que desenvolveram um projeto e criaram sua própria comunidade, construindo blocos de apartamentos novinhos na Union St., High Barnet, N. em Londres, como uma alternativa para viverem sozinha, porém compartilhando espaços comuns com amigos onde se ajudam mutuamente. Esse era um dos objetivos ter sua individualidade mas socializar tanto quanto necessário!

OWCH 2
We’VE BuilT Our Own Community

As residentes

Outro projeto semelhante, não só de mulheres, fica na Espanha, esse também igualmente apaixonante. O Convivir, surgiu da ideia de dois casais de amigos por volta de seus 47 anos.

Construiram um espaço com apartamentos onde vivem os casais. Os apartamentos  atendem todas as suas necessidade, porém com decoração feita por cada um deles. Os apartamentos cumprem os requisitos de segurança para os moradores: banheiros geriátricos, móveis sem quinas, botões de emergência em todos os quartos, entre outros.

Conheça mais sobre esse projeto na reportagem do El País: Aposentadoria feliz, idosos criam “república” para viver entre amigos.

Conviver
Esse é o grupo de amigos do Conviver, que é auto gerida por eles mesmo!

Quando éramos criança nos perguntavam: O que vai ser quando crescer? Agora devemos nos perguntar  o que vamos fazer quando envelhecermos? Além de viajar muito, eu com certeza vou morar (e meu companheiro também) em uma comunidades semelhante a essas. Vou ter meus 70´s , mas com minha juventude dos 25’s! E você?

Vem...leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *