“Falar é sempre a melhor solução”

Essa é frase de destaque para Setembro AMARELO. Mês dedicado a conscientização do suicídio.  Essa é uma importante iniciativa da  CVV (Centro de Valorização da Vida)CFM (Conselho Federal de Medicina) ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) que estimulam a divulgação das causas e prevenção ao suicídio.

Segundo a CVV “o suicídio se tornou um problema de saúde pública pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas” . ainda segundo a Organização  Mundial da Saúde, “9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos, para isso é  necessário que a pessoa busque ajuda, atenção e acolhimento das pessoas que vivem a sua volta.”

Em muitos casos, a pessoa não sabe como pedir ajuda e por outro lado as pessoas que estão sua volta,  não conseguem identificar os sinais emitidos ou não sabe como fazer uma aproximação adequada sobre o assunto.

Embora estejamos nos últimos dias de setembro é importante levarmos conosco e termos em mente sempre essa campanha,  para ajudarmos os que estão em nossa volta e estão passando por problemas, tristezas, decepções, solidão…

 Vamos ajudar a divulgar o numero 188 do CVV – Centro de Valorização da Vida. Hoje essa ligação é gratuita! O CVV  oferece apoio emocional e prevenção do suicídio. O atendendo e voluntário e gratuito para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email, chat e voip 24 horas todos os dias.
Nós também podemos fazer nossa parte. Ouvir!  Nós aqui do Blog  VQGE estamos sempre abertas e prontas para ajudar qualquer amigo, familiar, colegas ou quem precisar. Não sofra em silêncio. Falar é sempre a melhor solução! Porque entendemos que a dor da mente pode ser pior que a dor física! Entendemos que não necessariamente quem pensa em suicídio,   quer  morrer, mas quer fazer com que aquela dor da mente passe, aquele aperto sufocante do peito passe, aquela angustia que te impede de respirar passe…que tudo passe!
A gente te acolhe, sentamos em uma mesa redonda (pode ser quadrada ou retangular também) em casa, no parque ou no bar. Onde você preferir! Podemos caminhar ou correr no parques. Podemos jogar vôlei ou boliche!  Podemos tomar chá, café,  vinho, água ou sorvete. Gosta de música? O play list fica por tua conta! Somos ecléticas. Filmes, museus…o que te fizer bem !
Se você não quiser nada disso, te daremos o ombro, nosso silencio, nosso colo. É só você dizer o que precisa! Nós vamos te ouvir. Nós sempre estaremos prontas para ajudar…nosso time é power. O importante é você não se sentir só, não deixar a solidão tomar conta! Nós podemos tomar conta de você! A gente ri e a gente chora também! Temos experiências mil e muita história de vida para compartilhar, boas, ruins e decepcionantes também…porque assim como você, também já sofremos!
Não se sinta só! Se sinta acolhido. Não esqueça: FALAR É SEMPRE A MELHOR SOLUÇÃO!
Procure apoio em amigos, familiares, profissionais, grupos de apoio. Procure o que for necessário. Dê o primeiro passo. Não deixe a dor tomar conta de você!
Porque para nós todos os meses e dias do ano são amarelos!

 

 

Vem...leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *