Buongiorno Itália!

Buongiorno Itália! Ou como dizem a maioria dos italianos de forma bem musical “Gioorrrno”! Parece que estamos num musical ao estilo Mamma Mia!

A Itália me encantou! Foi muito mais do que podia esperar! Acima da expectativa e com muita história e estória para contar! Falar da Itália é falar de paixão!

Tudo remete ao passado, sem perder a conexão com o presente! Bucólico na medida.

A fé emana das construções de Roma e Assis! Que paz! Que verdade! Que emoção!

Não podíamos estar aqui em melhor estação, o final do outono. Ela emprestou um charme especial à viagem! As folhas em tons de marron, laranja e vermelho intenso se misturaram num colorido denso e espetacular! As árvores emolduravam as colinas, ruas e estradas! Caindo ao final do outono, renovando a sua vida para o próximo ciclo!

Tivemos o prazer de encontrar a região da Toscana…  Nas estradas, os campos verdejantes seguem longe de encontro aos pés das montanhas! Entre os vales, no  caminho, uma infinidade de parreiras e oliveiras. Ciprestes delicadamente contornam as entradas das vinículas  e encostas! 

Os altos muros das cidades medievais escondem muita história. Cada uma tem um clima próprio e especial. Uma beleza imponente construída em pedras e muito suor! Impossível não imaginar quantas guerras e batalhas, quantos amores e paixões foram ali vividas!  As cidades parecem pintadas ou esculpidas nas encostas pelos melhores artistas e escultores tão comuns na Itália de todos os tempos! As vielas, os becos, cada cantinho merece um olhar, um encanto!

 

As portas com seus trincos e fechaduras em material pesado, fortes, são verdadeiras fortalezas e as janelas verdes dão cor e vida aos casarões.

As conversas nas calçadas são cheias de vida, risadas sem filtro, altas e divertidas! Rostos vividos com expressões, por vezes suaves, por vezes  mais duras. Os sorrisos quando se abrem são largos e quentes! Temperados ao sabor do tempo!

A simplicidade genuína de viver!

O cheiro que paira no ar é de comida boa, feita com muita calma e prazer com ingredientes que explodem no sabor e na beleza dos pratos! Comemos com os olhos!  Um seleção rústica que combina delicadeza e intensidade!

Nos pontos turísticos,  um emaranhado de idiomas que  têm em comum os olhares admirados  apreciando a paisagem, as construções e história!

Tem muito mais para contar…

Por hoje, prego, grazie e arrivederci Itália!

Por Pathy Milaré Bertão!

Vem...leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *