O planeta clama por mudanças de consumo!

Isso mesmo! É como se o planeta tivesse clamando para que mudássemos nosso comportamento em relação as nossas atitudes! Principalmente as de consumo!

Esse sempre foi um assunto que me preocupou. Tento trazer para o meu dia a dia e da minha família. Isso também já virou um post aqui Atitudes pensando na sustentabilidade 

Uma grande mudança de comportamento, minha pelo menos, foi embalada por um movimento mundial do zero consumo de canudinho plástico! Vários países e aqui no Brasil, várias cidades, estão aderindo fortemente a essa campanha, principalmente as cidades do litoral.

Segundo o site Conexão Planeta http://conexaoplaneta.com.br/blog/neste-verao-diga-nao-ao-canudo/

“Aparentemente inofensivo, o canudinho virou uma praga ambiental, assim como outros resíduos plásticos. Só nos Estados Unidos, por exemplo, são usadas 500 milhões de unidades por dia e no Reino Unido, mais 100 milhões. E assim como outros detritos, canudos acabam no mar, engolidos por animais, que, muitas vezes, morrem sufocados com eles.

A cada ano, 1 milhão de aves marinhas e 100 mil mamíferos e tartarugas perdem a vida ao se enroscarem ou ingerirem plástico.

Feito geralmente de poliestireno ou polipropileno, o canudinho pode ser reciclado, mas como é muito pequeno e leve, assim como tampas de garrafa, frequentemente é descartado no lixo. Sua vida útil é estimada em 4 minutos. Isso mesmo, 4 minutos! E ele leva aproximadamente 400 anos para se decompor na natureza. Atualmente 90% da poluição marinha é plástica.”

E adiante seguem outras reportagens alertando para esse mal silencioso que é o canudinho plástico…

Da Gazeta do Povo https://www.gazetadopovo.com.br/ideias/saiba-por-que-o-canudinho-vilao-ecologico-da-vez-nao-merece-a-ma-reputacao-1xkl89fgu33gzffofghbw7nbq/

Da Revista Epóca Negócios https://epocanegocios.globo.com/Mundo/noticia/2018/07/por-que-o-canudo-de-plastico-virou-o-inimigo-numero-1-do-meio-ambiente.html

Não dá para viver sem o canudinho? Busque alternativas. Hoje já tem de vidro, inox, alumínio, entre outros. Eis aqui uma boa alternativa (sustentável) de presentear seu amigo secreto nas festas de final de ano!

Que tal a gente presentear o planeta mudando nossa atitudes de consumo! Presenteando o planeta, estaremos nos presenteando…e não vamos esquecer que quando falamos em sustentabilidade ambiental, é pensar globalmente e agir localmente, ou seja, a mudança começa por nos mesmo…

E por falar em consumo consciente, vale muito a pena ler na íntegra a matéria do jornalista @Augusto Lohmann do blog @Caminhos: “Os Alemães e sua relação com o consumo – uma nova forma de olhar as coisas” https://caminhos.eu/brasileiros-no-exterior/os-alemaes-e-sua-relacao-com-o-consumo-uma-nova-forma-de-olhar-as-coisas-83026/?fbclid=IwAR3KsjbT7Uloc5ZQe5xv76ycq4xovMsfHFtjtf4SKHtrN2mg7JSYFBR7–Y

Depois de ler essa reportagem, concluo, sigo apreendendo e, é mais do que hora  de desenvolver uma “nova forma de olhar as coisas” por meio de um consumo mais consciente, sempre pensando na minha responsabilidade com os recursos do nosso planeta.

Por Mari e por um mundo com menos consumo (de canudinhos)!

Vem...leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *