Protagonistas da nossa história!

“Se a vida está ficando mais DIFÍCIL, trate de ficar mais FORTE”!

Confesso,  me incomodei  com a frase…

E você?

Vamos aos fatos!

Como se fortalecer quando já estamos fragilizados? Afinal, pensando bem, bem lá no fundo, queremos mesmo  culpar o universo por todas as nossas agruras. Bem mais fácil e confortável culpar alguém e se vitimar, não é mesmo? Afinal ser vítima, no primeiro momento, é sempre mais fácil!

Porém, infelizmente ou felizmente, desde muito cedo aprendemos que nosso caminho só pode ser trilhado por nós mesmos, dos mais simples aos mais complexos desafios.

Na verdade,  está tudo em nossa mãos e temos com isso a responsabilidade de construir nossa própria realidade. Podemos escolher ser vítima ou protagonista da nossa própria história!

O única caminho, se acharem outro me avisem, para transformar a realidade que nos incomoda, é a partir da nossa mudança de olhar perante os “perrengues” da vida. Porque são os problemas e as adversidades do nosso dia a dia que nos fazem amadurecer e sermos nos mesmos, os protagonistas de nossa história.

Vamos combinar que ser vítima chama a atenção das pessoas.  Sentem pena da gente…”tadinha dela ou dele”. Então você escolhe, entre as mais simples às mais delicadas situações,  qual o teu papel na tua vida!

Quando sentimos dor…

Ser vítima é ficar levantando a bandeira da dor, implorando piedade das pessoas. No entanto sabemos que a dor precisa ser vivida, ela não pode ser um fim nela mesma… ela tem que ser um meio para você sair fortalecido!

Ser protagonista é buscar ajuda. Se não está fácil superar a dor, não tenha vergonha, procure ajuda. Tem sempre algo o alguém que vai te fazer entender o que está acontecendo e vai te ajudar.

Quando perdemos algo…

Ser vítima e ficar se lamentando e achando culpados, eles até existem, em alguns casos, mas de nada adianta, eles não vão trazer de volta o que você perdeu.

Ser protagonista é virar a página e se reinventar. Pensar que existe um mundo de possibilidade a partir dessa turbulência. Dúvida e medos sempre existirão, afinal temos sentimentos.

Quando perdemos alguém…

Ser vítima e ficar lutando contra o inevitável, afinal a morte faz parte da vida!

Ser protagonista e entender essa dor, esse vazio e seguir adiante, sem esquecer o que em vida, foi vivido intensamente!

Quando sentimos medo…

Ser vítima e ficar paralisado pelo medo e não seguir adiante porque temos medo do medo!

Ser protagonista é enfrentar o medo, afinal só o venceremos se lutarmos contra ele. Pense no que de pior pode acontecer? Como vai enfrentar está situação? Tendo essas respostas,  já tens uma estratégia para enfrentar o medo!

…..

O post não termina aqui…porque cada um de nós tem situações que já atuaram de vítimas ou de protagonistas. Conte para a gente.

Enquanto você pensa, compartilho essa frase fantástica do Fernando Pessoa .

“Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É saber falar de si mesmo. É não ter medo dos próprios sentimentos”

Vem...leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *